Dança e a Saúde
Dançar pode ser uma maneira de se manter ativo, com saúde e beneficia pessoas de todas as idades.
Confira os principais benefícios da dança:
1- Melhora a memória
A dança não só infunde graça, mas também ajuda você a envelhecer com saúde.
A ciência revela que o exercício aeróbio pode reverter a perda de volume no hipocampo, a parte do cérebro que controla a memória. O hipocampo encolhe naturalmente durante a velhice, o que muitas vezes pode prejudicar a memória e levar à demência.
2- Impulsiona a saúde física
Dançar regularmente pode melhorar sua atividade física geral, mesmo quando você não está na pista de dança. Confira abaixo, alguns benefícios:
– Mais tônus e força muscular;
– Resistência e aptidão motora;
– Ossos mais fortes e risco reduzido de osteoporose;
– Melhor coordenação, agilidade e flexibilidade;
– Redução no risco de doença, como diabetes tipo 2 e doença cardíaca;
– Mais qualidade no sono e energia.
3- Mais equilíbrio
Um estudo da Universidade McGill, no Canadá, descobriu que dançar ajuda a melhorar a capacidade intelectual, o equilíbrio e a consciência espacial de quem a pratica.
O estudo também foi realizado com idosos que sofreram queda no último ano e que tinham medo de cair novamente; os resultados incluíram melhorias na saúde, especialmente no equilíbrio, coordenação motora e a postura.
Dançar requer ritmo e boa postura, então a dança frequente ajuda a manter a estabilidade motora e a obter um melhor controle do seu corpo.
4- Melhora a doença de Parkinson
Dançar também ajuda os pacientes que sofrem da doença de Parkinson a melhorar as habilidades motoras.
Ao longo de dois anos de estudo divulgado pelo National Library of Medicine, os indivíduos que fizeram uma aula de dança duas vezes por semana durante uma hora ao longo de dois anos, melhoraram em vários aspectos, como na gravidade dos sintomas motores e não-motores, desempenho em atividades diárias e o equilíbrio.
5- Melhora a flexibilidade
Os movimentos e arabescos que as dançarinas de balé praticam não são apenas uma questão de estética.
Eles também aumentam a flexibilidade e reduzem a rigidez. Aumentar a flexibilidade ajuda a aliviar a dor nas articulações e dor pós-exercício.
6- Reduz o estresse
Se você sofre com tensão emocional ou estresse, dançar pode ajudar muito a relaxar e a sentir mais felicidade.
Em um estudo divulgado no Journal of Applied Gerontology, os pesquisadores descobriram que dançar pode ajudar a trazer alívio para o estresse.
Dançar duas vezes na semana também pode reduzir significativamente os níveis de cortisol.
7- Diminui a depressão
A dança aumenta a qualidade de vida e ainda cuida da saúde psicológica, melhora a autoconfiança e a autoestima de quem a pratica.
Ela levanta o seu espírito, de acordo com um estudo que testou os efeitos da dança em pessoas com depressão. Os pacientes que participaram de uma dança de grupo otimista mostraram os menores sintomas de depressão e a maior vitalidade.
8- Saúde do coração e pulmão
Dançar é uma ótima atividade para aqueles em risco de doenças cardiovasculares.
As pessoas com insuficiência cardíaca que adotaram um estilo de dança melhoraram a saúde, a respiração e a qualidade de vida do coração significativamente, de acordo com um estudo italiano.
9- Ajuda a perder peso
A dança auxilia no controle de peso.
Um estudo do Journal of Physiological Anthropology, descobriu que um programa de exercícios de treinamento de dança aeróbica, é tão útil para perder peso e aumentar o poder aeróbio como fazer ciclismo e correr.
10- Aumenta a energia
Uma pesquisa americana descobriu que um programa de dança semanal poderia melhorar o desempenho físico, e aumentar os níveis de energia entre os adultos.
Manter relacionamentos positivos pode simplesmente ajudá-los a conseguir uma alimentação de verdade e realizar exercício saudáveis.
Ser socialmente envolvido leva ao aumento da felicidade, redução do estresse e um sistema imunológico mais forte.
Por isso, movimente-se e dance muito.
Fonte: https://drjulianopimentel.com.br/artigos/danca-10-beneficios-para-corpo-mente/
|