Na primeira metade do século XIX o café subiu a serra fluminense após apreciação e visão de Dom Pedro I que estes grãos, que geram uma bebida quente e estimulante, seriam a solução econômica para o país. A produção em larga escala para exportação dos grãos para a Europa iniciou-se nas antigas terras da Fazenda Imperial de Santa Cruz que foi doada em sesmarias, saindo de Santa Cruz até a região que hoje é Vassouras. O Vale do Rio Paraíba tinha água, clima e geografia ideal para a produção, mas tanto pelo esgotamento do solo quanto pelo fim da escravidão, a história do vale se transformou e nesse tour virtual veremos alguns exemplos localizados em Rio Claro, Barra do Piraí e Conservatória.
Roteiro: - Fazenda Imperial: de Santa Cruz a Vassouras; - O Rei do Café e a cidade desaparecida: Parque Ambiental e Arqueológico de São João Marcos–Rio Claro; - Do Barão de Mambucaba a Getúlio Vargas: Fazenda e Pousada Ponte Alta - Barra do Piraí; - A cidade das Serestas: Conservatória–Valença.
Inscrições: 30 de novembro a 04 de dezembro por WhatsApp: (21) 98020-9695 ou e-mail: atendimento@astcerj.org.br Enviar nome completo, e-mail e número de celular | 25 vagas
O tour histórico virtual será realizado através da plataforma Google Meet. No dia do tour encaminharemos o link por e-mail e WhatsApp.
Guia: Priscila Monteiro | HCTOUR
Duração: 1h30
|