Rio estuda alternativas para pagar salários

Diante dos adiantamentos na votação do projeto de recuperação fiscal dos Estados, o governo do Rio busca alternaticas para garantir o pagamento de salários nos próximos 60 dias. Na segunda (17), depositará R$ 588 milhões na conta de 212 mil servidores que ainda não receberam os vencimentos de fevereiro.

Em reunião na Alerj (Assembleia Legislativa), o secretário Christino Áureo (Casa Civil) disse que, ante a postergação da votação no Congresso, serão necessárias medidas urgentes para garantir os salários nos próximos 60 dias.

Segundo a Alerj, uma das medidas propostas por Áureo é um projeto de lei que permite antecipar um percentual do ICMS pelos maiores contribuintes do Estado, em troca de bonificação futura.

Além disso, o governo prepara um edital para securitização da dívida ativa do Estado, que hoje soma R$ 66 bilhões. O processo consiste em repassar a uma empresa privada o direito de cobrança da dívida, recebendo parte dos recursos antecipadamente. 

Em grave crise financeira, o Rio vem atrasando salários e faturas de servidores. Nas últimas semanas, foi alvo de liminares para arresto de dinheiro pelo Poderes Legislativo e Judiciário do Estado, por causa de atrasos no repasse da parcela mensal para custeio das instituições.

Fonte: Jornal Folha de S. Paulo

Leia todas as notícias
 Voltar
 
Todos os direitos reservados © ASTCERJ 2010. Desenvolvido por Heaven Brasil e GNNEXT.