Pezão vai a Brasília tentar flexibilizar as contrapartidas

Diante da necessidade de ajustes, o governador Luiz Fernando Pezão embarca novamente para Brasília nesta terça-feira para negociar a assinatura do acordo de recuperação fiscal com o Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e com a secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi. O secretário de Fazenda do Rio, Gustavo Barbosa, também irá. Em Brasília, o estado deve tentar flexibilizar as últimas exigências da União para que o Rio obtenha o socorro financeiro.

Mais tarde, às 17h, a bancada do Rio na Câmara dos Deputados se reúne com Meirelles e Ana Vescovi para cobrar agilidade para que a ajuda da União saia. A informação foi antecipada pela colunista Lydia Medeiros, do GLOBO. Os parlamentares estão preocupados com a demora para se chegar a um termo final em Brasília, mesmo depois de aprovadas na Alerj todas as contrapartidas exigidas pela União:

— No conjunto, as condições objetivas para o Rio aderir ao regime de recuperação fiscal estão postas. Passamos quatro meses na Câmara discutindo a aprovação da Lei Complementar. Depois veio a via-crúcis na Assembleia Lesgislativa, isso em meio a muitas dificuldades — disse o deputado federal Otávio Leite (PSDB).

Segundo Pedro Paulo, antes de homologado o acordo, o presidente Michel Temer ainda teria que editar um decreto em que se compromete a abrir uma exceção para o Rio nas exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal. Para o deputado Celso Pansera (PMDB), o ministro da Fazenda tem que mostrar que a ajuda ao Rio é uma “prioridade".

Fonte: Jornal O Globo

Leia todas as notícias
 Voltar
 
Todos os direitos reservados © ASTCERJ 2010. Desenvolvido por Heaven Brasil e GNNEXT.