Prazo para indicação de candidatos à vaga do TCU termina semana que vem
BRASÍLIA - Vence na próxima semana o prazo para que as lideranças dos partidos na Câmara indiquem seus candidatos à vaga do Tribunal de Contas da União (TCU) aberta com a aposentadoria compulsória do ministro Ubiratan Aguiar. Essa vaga está sendo disputada quase a tapa entre mais de 10 deputados de todos os partidos da base, mas começa a ganhar força a campanha batizada de "Ministro Cidadão" em defesa da indicação do auditor Rosendo Severo para a vaga.
Auditor federal há 18 anos, especialista em políticas públicas, controle externo e gestão atuarial e financeira, Rosendo disputa como o representante da sociedade organizada. Seu nome já tem o apoio de 16 entidades civis, entre elas OAB, Instituto Ethos, Instituto Cultural de Cidadania, Sindifisco, Auditar, Movimento de Combate a corrupção eleitoral ( Ficha Limpa) .
Ontem, os coordenadores da campanha "Ministro Cidadão" iniciaram um périplo pelas lideranças dos partidos na Câmara, para tentar que Rosendo Severo seja indicado como candidato para concorrer com os deputados. A legislação não exige que a escolha recaia sobre um parlamentar. Mas é a primeira vez que o TCU tenta emplacar um servidor de carreira.
- Ele só precisa ter o bilhete de entrada na festa. Se conseguir uma liderança para endossar a candidatura, achamos que o Rosendo tem chances pelo seu perfil de extrema competência - disse Leonardo Araújo, da Associação dos Auditores do TCU (Auditar) .
No encontro com os representantes da campanha , o líder do PSOL na Câmara, deputado Chico Alencar (RJ), disse que gostaria de ser tão confiante, porque é uma proposta nova e se der certo, será "uma pequena revolução" nos costumes da Câmara. Ele lembra que o voto, no plenário, é secreto.
- A campanha ministro cidadão democratiza e qualifica o processo. Agora, o que tem presidido as escolhas para o TCU é o critério do compadrio, do prêmio, da amizade, e não da competência técnica - alertou Chico Alencar.
Fonte: O Globo on line
|