Ministro Cidadão ganha mais força na Câmara

Auditar em Ação - Edição Especial

A última quinta-feira (11/8) foi marcada por novas conquistas do movimento Ministro Cidadão e dos AUFC. Em audiência pública realizada pela manhã na Comissão de Legislação Participativa da Câmara, o auditor Rosendo Severo, candidato à vaga de ministro do TCU, apresentou propostas e recebeu a confirmação de apoio por parte do líder do PSOL, o deputado Chico Alencar. Com isso, já são dois partidos apoiando a candidatura do auditor, visto que no início da semana o PPS declarou que indicará o nome de Rosendo.

Outros parlamentares também compareceram à audiência, como o deputado Pedro Uczai (PT/SC) e Francisco Escórcio (PMDB/MA). Entre os expositores, estavam representantes das organizações civis integrantes do movimento Ministro Cidadão, como Eduardo Dodd, presidente da Auditar, Luiz Bomtempo, do Sindifisco Nacional, Maria Lucia Fattorelli, da Auditoria Cidadã da Dívida, e Jovita Rosa, do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). Auditores do TCU e funcionários da Câmara também compareceram à audiência. De acordo com a Agência Câmara, o segundo vice-presidente da comissão, deputado Dr. Grilo (PSL-MG), elogia a iniciativa e acha possível a eleição de Rosendo. "Todas as candidaturas estão em fase inicial. Tem muita coisa ainda para acontecer. Depende muito do nome que vai surgir daqui porque, em um segundo momento, essa candidatura pode ganhar um corpo e ter um resultado positivo. A discussão tem de ser feita com toda a Casa posteriormente", afirma o deputado.

Executiva do PPS aprova indicação de Rosendo

A Executiva Nacional do PPS aprovou nesta terça-feira a indicação do auditor Rosendo Severo para ocupar uma vaga de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). A sugestão, apresentada pelo líder da bancada, deputado federal Rubens Bueno, ganhou o apoio da direção nacional do partido. "Já indicamos um técnico para o TCE do Paraná e a recepção junto à sociedade foi ótima. Perdemos, mas o debate que se abriu foi muito bom. Nossa ideia é mudar essa tradição de colocar sempre um político do TCU", afirmou o líder do PPS, deputado Rubens Bueno.

Semana que vem
Ao longo da próxima semana, Rosendo Severo e a coordenação do movimento Ministro Cidadão farão reuniões com líderes de diversos partidos. Serão visitados também deputados cujos partidos já têm pré-candidatos. Todas as lideranças já receberam cartas de apresentação e material de divulgação sobre o candidato da sociedade civil organizada.

Próximos capítulos da disputa
Daqui por diante, caberá ao presidente da Câmara aprovar as indicações e encaminhar à Comissão de Finanças e Tributação, a quem cabe realizar sabatina pública com os candidatos. Depois, ocorre a votação secreta em plenário. O eleito é avalizado em projeto de decreto da Câmara, que por sua vez é enviado ao Senado para nova votação secreta. Se confirmado, o nome do ministro é comunicado ao Presidente da República por mensagem.

Cada vez maior
O movimento Ministro Cidadão cresce e ganha força a cada dia, novas organizações da sociedade civil entram no movimento Ministro Cidadão. Nos últimos dias, aderiram a Associação dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (ASTCRJ), Associação dos Servidores do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (ASTC), Centro de Auditores Públicos Externo do TCERS (CEAPE), Grande Oriente do Distrito Federal (GODF) e a Auditoria Cidadã da Dívida.

 

Acompanhe o movimento "Ministro Cidadão" através do site:
www.ministrocidadao.org.br

Leia todas as notícias
 Voltar
 
Todos os direitos reservados © ASTCERJ 2010. Desenvolvido por Heaven Brasil e GNNEXT.